when no one cares

Just another WordPress site

Estágio/Aulas… [parte II]

Dia 9 de Setembro, às 7:15 da manhã, estava eu a sair de casa para o meu primeiro dia de um mês decisivo. (Dia 8 tinha sido apenas uma introdução ao estágio)

Serviço de Medicina III:

Patologias mais comuns: AVCs, Neoplasias (muitas!), Insuficiências (cardíacas, renais)

Grau de dependência da maioria dos doentes: nível IV (máximo)

Número de camas: Insuficiente. Macas no corredor e em alguns quartos.

Ao longo do ensino clínico, tive alguns doentes mais independentes e quando isso acontecia, acabava por cuidar dos doentes mais dependentes dos meus colegas no serviço. Apanhei um pouco de tudo: banhos no leito (quase todos os dias), banhos assistidos (quase todos os dias), 3 mortos no quarto onde eu costumava ficar (nenhum deles sendo meu doente) [é importante dizer que os meus saíram todos do hospital respirando (bem ou mal, mas respiravam)], hidratações, alimentações, pensos, muitas colheitas de dados, elaboração de processos de enfermagem para avaliação… eu sei lá! Tanta coisa. Aprendi imenso nesse estágio. Só fiz turnos da manhã (quando há mais actividade no serviço) tive dias em que almoçava em 5 minutos, quando almoçava. Mas eu gostava de sentir que tinha prazos a cumprir e tentar chegar a tudo.

A minha orientadora fazia questionários sobre Anatomia, Fisiologia e um pouco de Patologia no início do turno, nos corredores, junto das camas dos nossos doentes, no final do turno… era constantemente bombardeada com perguntas que levavam a mais perguntas e pareciam não ter fim. Mas saí-me bem \o/. No meu piso éramos 6, dos quais 2 continuaram para o 2º ano, 1 desistiu, 1 chumbou por faltas (apareceu dois dias), 1 chumbou por défice de conhecimentos e 1 ficou no 1º ano apesar de ter passado no estágio.

O meu bom juízo não me permite aprofundar mais no relato do estágio, visto ter sido uma experiência que se extendeu a muitos “terceiros” e não acho bem tornar públicas certas coisas.

Ah! Mas ainda estava eu em estágio quando fiz 22 aninhos, no dia 26 de Setembro e tive umas pequenas grandes surpresas!! “Stay tunned…”

Acabado o estágio, no dia útil seguinte, iniciei as aulas do 2º ano. Este ano continuo a ter aulas no meu pólinho preferido (Maria Fernanda Resende), não tenho as minhas parceiras da macacada nas aulas [o que por um lado até é bom 😉 ], os professores vêm dos outros pólos e sinceramente, não há professores como os da Resende :S. “Okay”, a professora de Patologia é uma das melhores professoras que já tive e não é da Resende. Mas é a única. O ambiente este ano não está a ser ainda grande coisa, conheço para aí 1/4 dos alunos do 2º ano, enquanto que no ano passado conhecia 3/4 dos anos todos e nota-se alguma rivalidade entre pólos =(

Deixo aqui um candeeirinho dos corredores do meu pólo Maria Fernanda Resende:

E pronto, dia 21 de Novembro tenho a minha primeira frequência deste ano!! 😀 YAY!!

posted by Marisa Lemos in Nursing,Studies and have No Comments

Place your comment

Please fill your data and comment below.
Name
Email
Website
Your comment